O cenário da pandemia é de tranquilidade na cidade, apesar do temor com a chegada da variante Delta na cidade. É o que afirmou o diretor técnico do Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo (CHAA), Luiz Gustavo Thomé, em entrevista ao Bom Dia Cidade, na Rádio CDN, nesta quinta-feira:
- Chegamos a ter 110, até 120 atendimentos diários de pacientes com suspeita ou casos confirmados de Covid-19. Hoje, estamos com um número bem reduzido de procura de consultas. Ontem, tivemos só oito, e nenhum testou positivo.
VÍDEO: em Santa Maria, mais de 6 mil pessoas estão com a segunda dose em atraso
A infectologista e diretora clínica da instituição, Jane Costa, atribuiu o bom desempenho a vacinação.
- A vacina é o melhor que se conseguiu até o momento. No ano que vem, provavelmente vamos ter que vacinar novamente, e é provável que as vacinas já serão melhores - disse Jane.
Atualmente, conforme Thomé, o Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo tem, em média, dois pacientes internados em UTI Covid e de 3 a 4 em unidade clínica, conforme Thomé. Nos piores momentos da pandemia na região, os leitos de UTI e também de leitos clínicos ficaram lotados.
Começa obra para recuperação do asfalto da Rua Euclides da Cunha
- Estamos em uma situação bem controlada. Mas em virtude dos relatos da variante Delta, que parece ser mais transmissora, tomamos algumas medidas ontem (na quarta-feira) de novamente cancelar temporariamente as visitas nas UTIs - explicou o diretor técnico.
Em Santa Maria, nesta quinta-feira, são nove pacientes internados em leitos de UTI com a confirmação da Covid-19: três no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo, cinco no Hospital Regional e um no Hospital Universitário. As informações são do painel de monitoramento do governo do Estado.